Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Earn a 50% discount on the DP-600 certification exam by completing the Fabric 30 Days to Learn It challenge.

Reply
gjesus
Regular Visitor

Gráfico de Colunas com Dias de Afastamentos dividido por Quantidade de Funcionarios

Gostaria de tirar uma dúvida. Eu gostaria de criar um gráfico de colunas com o eixo x tendo os meses, e no eixo y uma divisão da soma dos dias de afastamentos por mês, com a quantidade de funcionarios em cada mês. Porém eu gostaria de deixar os meses que já passaram fixo, por exemplo: no mês de janeiro eu faço uma divisão baseada na quantidade de 400 funcionarios, já em fevereiro tive a contratação de 5 novos funcionarios, a minha intensão era que o mes de janeiro não se alterasse mais, mantivesse dividindo pelos 400 funcionarios, e no mes de fevereiro dividisse por 405, e assim por diante.Eu tenho uma base de dados com as informações dos colaboradores, dia de inicio de afastamento, dia final, dias de afastamentos, etc. E tenho outra base com todos os colaboradores, onde as colunas são: nome, empresa, data de inicio, data demissão, sendo que se o campo de demissão ficará vazio, quero dizer que é um colaborador ativo. Alguém poderia me ajudar neste gráfico.

2 REPLIES 2
gjesus
Regular Visitor

Testei essa dica, porém não deu certo, vou dar um exemplo: Se eu adicionar uma data de demissão para o "name=1", ele altera o gráfico, removendo este valor do mês de janeiro. O meu objetivo era que este "name=1" continuasse em janeiro, este valor deveria parar de contar somente no mês da data de demissão.

 

Exemplo com dados: 

gjesus_0-1690218050496.png

Caso esta tabela fosse a minha base de dados, as quantidades de funcionarios deveriam ser as seguintes: Janeiro = 3; Fevereiro = 5; Março= 3; Abril= 3; Maio= 3; Junho= 5.

v-yanjiang-msft
Community Support
Community Support

Hi @gjesus ,

According to your description, I create a sample:

Fact table:

vyanjiangmsft_1-1690186366071.png

Employee table:

vyanjiangmsft_0-1690186336679.png

Create two measures:

Employees =
COUNTROWS (
    FILTER (
        ALL ( 'Employees' ),
        'Employees'[Month] <= MAX ( 'Employees'[Month] )
            && 'Employees'[Date of dismissal] = BLANK ()
    )
)
Day of Absence =
SUMX (
    FILTER (
        'Table',
        MONTH ( 'Table'[Day of beginning of absence] ) = MAX ( 'Employees'[Month] )
            && MONTH ( 'Table'[End day] ) = MAX ( 'Employees'[Month] )
    ),
    'Table'[Days of absences]
)

Get the correct result:

vyanjiangmsft_2-1690186574108.png

I attach my sample below for your reference.

 

Best regards,

Community Support Team_yanjiang

If this post helps, then please consider Accept it as the solution to help the other members find it more quickly.

 

Helpful resources

Announcements
LearnSurvey

Fabric certifications survey

Certification feedback opportunity for the community.

April Fabric Community Update

Fabric Community Update - April 2024

Find out what's new and trending in the Fabric Community.

Top Solution Authors
Top Kudoed Authors