Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Register now to learn Fabric in free live sessions led by the best Microsoft experts. From Apr 16 to May 9, in English and Spanish.

Reply
Enrico_Riccato
Frequent Visitor

Parâmetros de consulta M dinâmica

Boa tarde!

Estou tentando vincular um campo de uma tabela a um parâmetro para deixar o parâmetro dinâmico, o qual iria alterar as informações exibidas na tela dependendo do dia selecionado.

Criei dois parâmetro DTINI e DTFIM e passei e uma consulta feita no SQL.
Já iniciei os parâmetros com valores pré-definidos

Enrico_Riccato_0-1663958620766.png

 

Criei duas tabelas onde utilizei a função CALENDAR para inserir as datas de forma automática, segui o passo a passo feito pela própria microsoft no learn.microsoft, mas ao chegar ao décimo passo, não consigo mais prosseguir com a configuração do parâmetro dinâmico.

Nas configurações avançadas do campo na tabela calendário deveria aparecer a opção de associar ao parâmetro conforme print abaixo (Imagem retirada do tutorial feito pela microsoft - Parâmetros de consulta M dinâmica no Power BI Desktop - Power BI | Microsoft Learn😞

Enrico_Riccato_2-1663958917943.png

Mas no meu está aparecendo dessa forma:

Enrico_Riccato_1-1663958860673.png

 

 

Alguém sabe como faço para corrigir isso?

1 ACCEPTED SOLUTION
lbendlin
Super User
Super User

Dynamic query parameters require Direct Query mode.

View solution in original post

6 REPLIES 6
Marcella_C
Frequent Visitor

Olá @Enrico_Riccato , tudo bem?
Acredito que eu estou com um problema parecido com o seu...consegue me ajudar?

Descrição do problema:
1º - Preciso setar a minha variavel na consulta do SQL para receber o valor do parâmetro.

2º - Preciso associar o parâmetro à um visual de filtro no Power BI, para que o usuário consiga alterar o valor do parâmetro.

Eu criei o parâmetro dessa forma (precisei criar como Texto, pois como data estava dando erro)

parametro.png

 

E o meu código M está ficando dessa forma (segui um tutorial que ensinava a declarar o parâmentro na consulta SQL dentro do Power BI):

consulta.png

Porém, qnd clico em Fechar e Aplicar, para prosseguir com o tutorial que você mostrou, aparece uma mensagem de erro:

erro.png

. Não sei se eu teria que fazer alguma coisa no código antes de informar a minha consulta SQL, para conseguir associar o parâmetro ao visual de filtro.

Consegue me ajudar?

OBS.: a consulta está no modo Direct Query.

Bom dia, @Marcella_C!

Não me lembro exatamente como resolvi esta consulta mas me recordo que também apresentava um erro semelhante ao que está apresentando para você.
A minha solução foi remover o "DECLARE" e as variáveis da consulta e deixei apenas o select.

Uma prática que aderi nos novos relatórios que estou desenvolvendo é criar uma view no banco de dados pois facilita caso seja necessário adicionar mais colunas ou mudar alguma regra para retornar as informações, o Power BI entende as views como tabelas no banco, e para passar o parâmetro em forma de período apenas puxei o campo de data para a visualização de segmentação de dados.

Run a simple SELECT statement.  Avoid DECLARE,SET, loops, cursors, stored procedures etc. Remember this query will run very often, so it better be fast.

lbendlin
Super User
Super User

Dynamic query parameters require Direct Query mode.

lbendlin
Super User
Super User

Can you confirm that your data source is connected in Direct Query mode?

It's in Import mode

 

Helpful resources

Announcements
Microsoft Fabric Learn Together

Microsoft Fabric Learn Together

Covering the world! 9:00-10:30 AM Sydney, 4:00-5:30 PM CET (Paris/Berlin), 7:00-8:30 PM Mexico City

PBI_APRIL_CAROUSEL1

Power BI Monthly Update - April 2024

Check out the April 2024 Power BI update to learn about new features.

April Fabric Community Update

Fabric Community Update - April 2024

Find out what's new and trending in the Fabric Community.