Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Register now to learn Fabric in free live sessions led by the best Microsoft experts. From Apr 16 to May 9, in English and Spanish.

Reply
BINanovetores
Frequent Visitor

Medida como filtro

Tenho uma medida que avalia se é a primeira venda para o cliente, a primeira venda do produto para o cliente ou uma recompra.

 

Segue medida:

 

Tipo de Venda = IF(
                                [Fat Cli Anos_Anteriores]=0;
                                "Cliente Novo";
                            IF(
                              AND(
                                      [Fat Cli Anos_Anteriores]>0;[Fat Cli-Prod Anos_Anteriores]=0);
                                     "Produto Novo";
                           "Recompra"
                             ))
onde,
[Fat Cli Anos_Anteriores] é o faturamento total do cliente até 2019;
[Fat Cli-Prod Anos_Anteriores] é o faturamento do cliente apenas para determinado produto até 2019.
 
Portanto, se o cliente nunca comprou o tipo de venda é Cliente Novo. Se ele já comprou outros produtos e está comprando um produto pela primeira vez, o tipo de venda é Produto Novo. Se ele já comprou o produto e está recomprando ele, o tipo de venda é Recompra.
 
Eu gostaria de usar esta medida "Tipo de Venda" como um filtro (slicer) para determinar quanto do faturamento de 2020 veio de cada um dos tipos de vendas.
 
Tentei utilizar a CALCULATE da seguinte forma:
Recompra = CALCULATE(
                                       [Faturado ano atual] ;
                                       [Tipo de Venda] = "Recompra"
                                        )
Mas retorna o seguinte erro: Uma função 'CALCULATE' foi utilizada em uma expressão True/False usada como expressão de filtro de tabela. Isso não é permitido.
 
Como posso resolver?
1 ACCEPTED SOLUTION
BINanovetores
Frequent Visitor

Usei a função CALCULATETABLE e SUMMARIZE para agregar as colunas que preciso e utilizar as medidas como colunas.

 

= CALCULATETABLE(
SUMMARIZE(Vendas;
Cliente[idCliente];
dProduto[idProduto];
"fat cli prod AAtual";[Fat Prod Ano_Atual];
"fat cliprod AA"; [Fat Cli-Prod Anos_Anteriores]
))
 
Desta forma, utilizei a IF para classificar a venda conforme as medidas que tornaram-se colunas.

View solution in original post

3 REPLIES 3
BINanovetores
Frequent Visitor

Usei a função CALCULATETABLE e SUMMARIZE para agregar as colunas que preciso e utilizar as medidas como colunas.

 

= CALCULATETABLE(
SUMMARIZE(Vendas;
Cliente[idCliente];
dProduto[idProduto];
"fat cli prod AAtual";[Fat Prod Ano_Atual];
"fat cliprod AA"; [Fat Cli-Prod Anos_Anteriores]
))
 
Desta forma, utilizei a IF para classificar a venda conforme as medidas que tornaram-se colunas.
Anonymous
Not applicable

Boa noite

Estou com o mesmo problema que você, porém não consigo resolver.
-- Tenho uma planilha com diversos valores de clientes, e criei um ranking para classificar do maior para o menor. Posteriormente criei um parâmetro de 1 a 10 para que possa utilizar de maneira dinamica esse ranking criado. 

-- Ocorre que eu gostaria de criar um card com a soma desses valores que estão dentro do parâmetro, através de um filtro das medidas referentes ao ranking e ao parâmetro.
Mas o PowerBi me retorna "Uma função 'CALCULATE' foi utilizada em uma expressão True/False usada como expressão de filtro de tabela. Isso não é permitido."

SomaClientesRanking = CALCULATE('Carteira + Avais'[Saldo Atual],'Carteira + Avais'[RankingClientes] <= 'Parâmetro'[Parâmetro Valor])


Tentei a seguinte alternativa, mas me retorna a soma de todos os valores e não apenas os do parâmetro:

SomaClientesRankingTopN =
CALCULATE(
SUMX('Carteira + Avais','Carteira + Avais'[Saldo Atual]),
FILTER('Carteira + Avais','Carteira + Avais'[RankingClientes] <= ('Parâmetro'[Parâmetro])))


Muito obrigada!







BINanovetores
Frequent Visitor

Detalhe que, quando coloco a medida como um filtro de visual em uma tabela ou matriz (tabela dinâmica), as vendas são filtradas corretamente e o total mostrado é o valor que preciso 

Helpful resources

Announcements
Microsoft Fabric Learn Together

Microsoft Fabric Learn Together

Covering the world! 9:00-10:30 AM Sydney, 4:00-5:30 PM CET (Paris/Berlin), 7:00-8:30 PM Mexico City

PBI_APRIL_CAROUSEL1

Power BI Monthly Update - April 2024

Check out the April 2024 Power BI update to learn about new features.

April Fabric Community Update

Fabric Community Update - April 2024

Find out what's new and trending in the Fabric Community.

Top Solution Authors